O QUE É O MOVIMENTO

LER É ESSENCIAL?

A campanha Ler é Essencial foi desenvolvida pela Bertrand Editora, com o intuito primordial de assinalar a importância do livro como bem essencial e de continuar a promover a cultura e os hábitos saudáveis de leitura no nosso país. A campanha Ler é Essencial surge, pois, em resposta às dificuldades observadas nos últimos anos com o crescimento exponencial do setor tecnológico, nomeadamente das redes sociais e das plataformas de streaming, com os fracos índices de literacia no nosso país e com a falta de apoios de incentivo à leitura, situação agravada no atual contexto pandémico, no qual o acesso ao Livro foi dificultado e este encarado como um bem não essencial.

Em resultado da exponenciação desta economia da atenção, o pensamento tem vindo a ser minado com campanhas de fake news, que resultam em desinformação, incerteza e instabilidade social. Neste contexto, o Livro, que nasceu há milhares de anos com o intuito de divulgar conhecimento, promover reflexão, informar e entreter, assume um papel cada vez mais fundamental para sustentar a verdade, recordar a história, analisar e refletir o presente e apontar caminhos para o futuro.

Indo além da promoção dos autores e das suas obras, a campanha Ler é Essencial pretende uma maior e mais forte agregação de iniciativas organizadas e motivadas pela defesa do Livro, incentivando à abertura do diálogo sobre as dificuldades e desafios do setor e focando-se na promoção dos hábitos saudáveis de leitura. Este reconhecimento do livro enquanto bem essencial é materializado na organização de eventos com figuras ligadas ao universo do livro, como editores, livreiros, autores, decisores e leitores, e no envolvimento da comunidade online.

Junte-se a esta causa que defende o livro e incentiva a leitura.

Todos aqueles que trabalham com o livro, como editores, autores, livreiros, bibliotecas, escolas, entre outros, e todos os leitores podem envolver-se na causa Ler é Essencial.

COMO?

Organizar clubes de leitura

Marcar eventos em torno do Universo do Livro

Convidar autores para conversas sobre o livro

Acompanhar-nos nas redes sociais

Participar nas iniciativas na comunidade online

Partilhar ideias para a defesa do livro e da promoção da leitura

Enviar-nos o seu testemunho, respondendo à questão: Porque é que Ler é Essencial?

E muito mais

Quero participar

Receba o Seu

«O livro é, sem dúvida, a maior obra da Humanidade», disse Gabriel Garcia Lorca. Em torno do livro existe uma comunidade. É composta pelo autor e pelos leitores, pelos bibliotecários e técnicos das gráficas, pelos designers e pelos revisores, pelos tradutores e pelos livreiros, pelos distribuidores e pelos agentes literários, pelos professores e pelos paginadores. Neste manifesto, Irene Vallejo, autora de O Infinito Num Junco, escreve uma carta de amor a todos quantos mantêm o livro vivo e deixa um apelo: cuidemos dos livros, cuidemos de quem lê. Pois é nessa comunidade que cuidamos do nosso futuro, relembramos o passado e vivemos o presente.

É imprescindível cuidar de quem lê.

Sobre a autora:

Irene Vallejo (Saragoça, 1979) é apaixonada pela mitologia Grega e Romana desde tenra idade. Estudou Filologia Clássica, doutorando-se nas universidades de Saragoça e Florença. É escritora, colunista do El País e do Heraldo de Aragón, palestrante e promotora de educação e do conhecimento sobre o mundo clássico. Partilha com os outros, diariamente, a sua paixão pela Antiguidade, pelos livros e pela leitura.

Citações:

O hábito de ler não faz necessariamente com que sejamos melhores pessoas, mas ensina-nos a observar com o olhar da mente a vastidão do mundo e a imensa variedade de situações e seres que o habitam. As nossas ideias tornam -se mais ágeis e a nossa imaginação, mais luminosa…

Existe hoje, entre nós, o perigo – quase impercetível – da desídia, do esquecimento, da omissão, do descuido, da indiferença de uma sociedade que não saiba salvaguardar os livros e os elos dessa cadeia invisível que os salva.

Urge manter sempre a imaginação incandescente; urge apoiar as pessoas que acreditam, constroem e expandem os nossos sonhos: a escrever, a traduzir, a rever, a ilustrar, a editar, a imprimir.

Apoiar quem dá vida às palavras a partir das editoras, das agências, dos ateliers, das gráficas, das distribuidoras.

Apoiar as livrarias, que proporcionam essa viagem emocionante e irrepetível de levar cada exemplar até às nossas mãos.

Apoiar as bibliotecas e os arquivos, viveiros acolhedores onde cultivamos o saber para o amanhã de cada dia.

Apoiar as escolas, onde aprendemos os rudimentos destes traços misteriosos que ampliam o nosso horizonte e os nossos atlas mentais.

E, sobretudo, é imprescindível cuidar de quem lê : nos clubes de leitura, nos centros culturais e nas pequenas bibliotecas rurais, nos programas de incentivo à leitura e nos encontros com escritores.

testemunhos dizem por que ler é tão importante.

Ana Cristina Silva
O milagre da Leitura
Autora

Teresa Pina
Liberdade de Pensamento
Autora

• É felicidade instantânea. Basta abrir a embalagem e juntar-lhe um par de olhos. Para obter um resultado otimizado, pode acompanhar com chá, chocolate…
• Posso contemplar...

Ana Lúcia Duarte
É felicidade instantânea
Editora

Maria João Fialho Gouveia
Faça uma viagem com um livro
Autora

Pedro Sena-Lino
Mensagens curtas ou um pensamento longo?
Autor

Ler é uma viagem que escolhemos fazer sem saber o caminho que vamos percorrer ou o destino onde vamos chegar. É uma aventura em que estamos dispostos a entrar sem medo das...

Isa Afonso
Ler é o criador e somos nós
Designer

Anabela Mota Ribeiro
Precisamos do espanto
Autora

Ana Bárbara Pedrosa
Conhecer o mundo através de outros olhos
Autora

Ler foi quase sempre um ingrediente essencial na minha vida. Fugindo ao estereótipo de que bons leitores se fazem de ascendências com hábitos literários, cresci num ambiente que pouco ou nada liga à...

Andreia Capelo
Aquele livro especial
Revisora

Mónica Bello
O livro tem enormes poderes
Autora

Isabel Rio Novo
O poder dos livros
Autora

Quando tinhas 7 anos, a Sara mostrou-te o paraíso. Pelo menos foi o que achaste no dia em que ela entrou na biblioteca municipal e deixou a porta aberta para tu também entrares.
Lembras-te de teres ficado parada ali...

Cristina Dionísio
De que são feitos os sonhos
Assistente Editorial

Norman Lebrecht
O livro, a leitura e o leitor
Autor

Ler é essencial porque desenvolve a capacidade criativa, crítica e permite-nos viver outras vidas.
Ler é essencial porque o prazer de ler é algo apenas possível de ser realizado pelo ser humano.

Maria João Covas, do canal M João Covas Livrosgosto
Reflete o mundo
Professora de Português e Gestora de Conteúdos Online

Ler é uma atividade dinâmica que nos dá chaves e ferramentas para desbloquearmos o mundo. Ler é uma ferramenta que sem nos apercebermos utilizamos de forma natural e intuitiva, diariamente e de forma constante.

Miguel Gonçalves, do Capítulo M Geekhouse
O livro como objecto cultural
Gestor de Conteúdos Online

26 de agosto – 13 de setembro

No Espaço Porto Editora | Bertrand Editora

Distribuição gratuita do livro «Manifesto pela Leitura», de Irene Vallejo. Peça o seu exemplar e junte-se a esta causa que defende o livro e promove a leitura.

31 de agosto - às 19h00

no Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa

Sprint de Leitura - Todos os viciados em livros sofrem do mesmo problema: pouco tempo para ler. Mas já pensou que um sprint diário pode ser a solução? Junte-se a este momento de leitura orientado por alguns dos principais bloggers literários a nível nacional para leitura e discussão da importância do livro e do efeito terapêutico da leitura.

12 de setembro - às 17h30

no Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa

A Bertrand Editora e a Fundação Círculo de Leitores convidam para uma conversa fundamental sobre a importância do livro e da leitura para uma sociedade saudável. Junte-se a nós na defesa do livro e da leitura, porque Ler é Essencial.

26 de outubro – Às 21h15

Em direto no canal de Youtube M João Covas Livrosgosto

Sprint de Leitura – Celebre o Halloween com Stephen King. Participe no Sprint de Leitura em torno de «The Shining», do mestre do suspense, e fique a conhecer uma das maiores obras-primas de terror a nível mundial. Com a orientação de Maria João Covas e a participação de Carlos Almeida, editor de ficção estrangeira da Bertrand Editora.

Junte-se a esta causa que defende o livro e incentiva a leitura.

Quero receber o

Manifesto pela Leitura

Se reside na área metropolitana de Lisboa, deve levantar o seu exemplar do Manifesto pela Leitura no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, na Feira do Livro de Lisboa, ou na sede da Bertrand Editora, na R. Professor Jorge da Silva Horta, 1, 1500-499 Lisboa. No ato de levantamento do seu exemplar, deverá apresentar o e-mail de confirmação. Se reside fora da AML, peça aqui o seu exemplar.





Limitado ao stock existente.

Obrigado pelo seu interesse nesta causa de defesa do livro e da leitura. Receberá todas as novidades da iniciativa Ler é Essencial no seu e-mail e o seu exemplar do Manifesto pela Leitura será enviado para a morada indicada.

Votos de boas leituras!

Sou leitor e preocupo-me

com esta causa

Receba todas as novidades associadas a esta causa por e-mail e deixe-nos as suas ideias de eventos, locais ou iniciativas que podem integrar a campanha Ler é Essencial para que, juntos, possamos dar ao livro o protagonismo que merece.

Obrigado pelo seu interesse nesta causa de defesa do livro e da leitura. Receberá todas as novidades da iniciativa Ler é Essencial no seu e-mail e agradecemos também a partilha de ideias para que, juntos, possamos dar ao livro o protagonismo que merece.

Faço parte do universo do livro

e esta causa também é minha

Todos os organizadores destes eventos, presenciais ou online, implementados de forma autónoma e no âmbito desta causa terão acesso aos materiais promocionais da campanha Ler é Essencial receberão apoio na comunicação dessas mesmas iniciativas junto da comunidade.

Deixe-nos o seu pedido de marcação de evento e realização de iniciativa conjunta, ou semelhantes, para implementar com a assinatura Ler é Essencial, agradecendo a descrição do evento o mais detalhadamente possível.

Obrigado pelo seu interesse nesta causa de defesa do livro e da leitura. A proposta que nos envia foi encaminhada, pelo que brevemente entraremos em contacto consigo. Juntos, vamos dar ao livro o protagonismo que merece.

Termos e Condições de Acesso

1. PROPRIEDADE INTELECTUAL

Ler é Essencial é uma marca registada pela Bertrand Editora.

Todo o conteúdo do site é propriedade intelectual da Bertrand Editora, não podendo ser copiado nem reproduzido, salvo na medida estritamente necessária para permitir a sua leitura online.

É proibida qualquer cópia, reprodução, difusão, modificação, publicação ou qualquer uso comercial ou não comercial de qualquer conteúdo que se encontre neste site. Excetuam-se desta interdição os usos livres autorizados por lei, como o direito de citação, desde que seja identificada a fonte de origem.

O utilizador poderá copiar conteúdos exclusivamente para uso pessoal, mantendo-se a Bertrand Editora como titular dos direitos de autor.

2. PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Os dados recolhidos serão processados e armazenados informaticamente, e destinam-se a ações de marketing e comerciais da Bertrand Editora, empresas do Grupo BertrandCírculo, Grupo Porto Editora e terceiros de reconhecida idoneidade.

O seu fornecimento é facultativo. Em conformidade com as disposições legais em vigor, é garantido o direito de acesso e retificação de quaisquer dados que lhe digam respeito através da opção "Informação sobre newsletters" disponível no formulário de contactos deste site.

Caso deseje, a qualquer momento, deixar de fazer parte da base de dados, poderá exercer este direito selecionando o link REMOVER na página principal do site www.bertrandeditora.pt ou a opção "Cancelamento da subscrição de newsletters" disponível no formulário de contactos deste site.

A base de dados de subscritores da newsletter da Bertrand Editora está registada na Comissão Nacional de Proteção de Dados.

A Editora Bertrand Lda , com sede na Rua prof. Jorge da Silva Horta, n.º 1, 1500-499 Lisboa Portugal, é a entidade responsável pela recolha e tratamento dos dados mencionados.

3. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A. PARTE GERAL

1.1. Recolha e Tratamento de Dados do Utilizador

No âmbito da disponibilização do website alojado em www.bertrandeditora.pt e dos serviços e comunicações ali disponibilizados, a BERTRAND EDITORA, com sede na Rua Professor Jorge da Silva Horta, n.º 1, código postal 1500-499 LISBOA, sob o número único de matrícula e pessoa coletiva 501533303, poderá requisitar ao Utilizador que disponibilize dados pessoais, isto é, informações fornecidas pelo Utilizador que permitam a BERTRAND EDITORA identificá-lo e/ou contactá-lo (“Dados Pessoais”).

Por regra, os Dados Pessoais são requisitados quando o Utilizador se regista no Site, solicita um contacto e/ou envio de newsletters, subscreve um determinado Serviço, adquire um produto ou estabelece uma relação contratual com BERTRAND EDITORA.

Os Dados Pessoais recolhidos e tratados podem consistir em informação relativa ao nome e contacto de endereço eletrónico, embora possam vir a ser recolhidos outros Dados Pessoais que possam ser necessários ou convenientes para a prestação de Serviços por parte da BERTRAND EDITORA.

Através da presente Política de Privacidade a BERTRAND EDITORA presta ao Utilizador informações detalhadas acerca da natureza dos dados recolhidos e acerca da finalidade e do tratamento que será realizado relativamente aos Dados Pessoais, e, bem assim, as informações mencionadas na cláusula 8.

A BERTRAND EDITORA também recolhe e trata informação sobre o seu hardware e software, assim como informação sobre as páginas visitadas pelo Utilizador dentro do Site. Esta informação pode incluir: o seu tipo de browser, o nome de domínio, os tempos de acesso e as hiperligações através das quais o Utilizador acedeu ao Site (“Informação de Usabilidade”). Utilizamos esta informação apenas para melhorar a qualidade da sua visita ao Site.

A Informação de Usabilidade e os Dados Pessoais são designados na presente Política de Privacidade por “Dados do Utilizador”.

1.2. Entidades Subcontratadas

No âmbito do tratamento dos Dados do Utilizador, A BERTRAND EDITORA recorre ou poderá recorrer a entidades terceiras, por si subcontratadas, para, em nome dA BERTRAND EDITORA, e de acordo com as instruções dadas por esta, procederem ao tratamento dos Dados do Utilizador, em estrito cumprimento com o disposto na lei e na presente Política de Privacidade.

Estas entidades subcontratadas não poderão transmitir os Dados do Utilizador a outras entidades.

A BERTRAND EDITORA assume o compromisso de subcontratar apenas entidades que apresentem garantias suficientes de execução das medidas técnicas e organizativas adequadas, de forma a assegurar a defesa dos direitos do Utilizador. Todas as entidades subcontratadas pela BERTRAND EDITORA ficam vinculadas a esta última através de um contrato escrito no qual são regulados, nomeadamente, o objeto e a duração do tratamento, a natureza e finalidade do tratamento, o tipo de dados pessoais, as categorias dos titulares dos dados e os direitos e obrigações das partes.

Aquando da recolha dos dados pessoais, a BERTRAND EDITORA presta ao Utilizador informações acerca das categorias de entidades subcontratadas que, no caso concreto, possam efetuar tratamentos de dados em nome da BERTRAND EDITORA.

1.3. Canais de Recolha dos Dados

A BERTRAND EDITORA poderá recolher dados de forma direta (i.e., diretamente junto do Utilizador) ou de forma indireta (i.e., através de entidades parceiras ou terceiros). A recolha pode ser feita através dos seguintes canais:

Recolha direta: presencialmente, por telefone, por e-mail e através do Site;

2. PRINCÍPIOS GERAIS APLICÁVEIS AO TRATAMENTO DE DADOS DO UTILIZADOR

Em termos de princípios gerais relativos ao tratamento de dados pessoais, a BERTRAND EDITORA compromete-se a assegurar que os Dados do Utilizador por si tratados são:

• De um tratamento lícito, leal e transparente em relação ao Utilizador;
• Recolhidos para finalidades determinadas, explícitas e legítimas, não sendo tratados posteriormente de uma forma incompatível com essas finalidades;
• Adequados, pertinentes e limitados ao que é necessário relativamente às finalidades para as quais são tratados;
• Exatos e atualizados sempre que necessário, sendo adotadas todas as medidas adequadas para que os dados inexatos, tendo em conta as finalidades para que são tratados, sejam apagados ou retificados sem demora;
• Conservados de uma forma que permite a identificação do Utilizador apenas durante o período necessário para as finalidades para as quais os dados são tratados;
• Tratados de uma forma que garante a sua segurança, incluindo a proteção contra o seu tratamento não autorizado ou ilícito e contra a sua perda, destruição ou danificação acidental, sendo adotadas as medidas técnicas ou organizativas adequadas.

Os tratamentos de dados efetuados pela BERTRAND EDITORA são lícitos quando se verifique pelo menos uma das seguintes situações:

• O Utilizador tiver dado o seu consentimento explícito para o tratamento dos Dados do Utilizador para uma ou mais finalidades específicas;
• O tratamento for necessário para a execução de um contrato no qual o Utilizador é parte, ou para diligências pré-contratuais a pedido do Utilizador;
• O tratamento for necessário para o cumprimento de uma obrigação jurídica a que a BERTRAND EDITORA esteja sujeito;
• O tratamento for necessário para a defesa de interesses vitais do Utilizador ou de outra pessoa singular;
• O tratamento for necessário para efeito dos interesses legítimos prosseguidos pela BERTRAND EDITORA ou por terceiros (exceto se prevalecerem os interesses ou direitos e liberdades fundamentais do Utilizador que exijam a proteção dos dados pessoais).

A BERTRAND EDITORA compromete-se a assegurar que o tratamento dos Dados do Utilizador apenas é feito nas condições acima elencadas e com respeito pelos princípios acima mencionados.

Quando o tratamento dos Dados do Utilizador for realizado pela BERTRAND EDITORA com base no consentimento do Utilizador, este tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento. A retirada do consentimento, todavia, não compromete a licitude do tratamento efetuado pela BERTRAND EDITORA com base no consentimento previamente dado pelo Utilizador.

O período de tempo durante o qual os dados são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é tratada.

Efetivamente, existem requisitos legais que obrigam a conservar os dados por um período de tempo mínimo. Assim, e sempre que não exista uma exigência legal especifica, os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período mínimo necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento, findo o qual os mesmos serão eliminados.

3. UTILIZAÇÃO E FINALIDADES DO TRATAMENTO DE DADOS DO UTILIZADOR

Em termos gerais, A BERTRAND EDITORA utiliza os Dados do Utilizador para as seguintes finalidades:

• Gestão de contatos com o Utilizador;
• Registo do Utilizador no Site;
• Permitir o acesso a áreas restritas do Site, de acordo com termos previamente estabelecidos;
• Garantir que o Site vão ao encontro das necessidades do Utilizador, através do desenvolvimento e publicação de conteúdos o mais adaptados possível às solicitações e ao tipo de Utilizador, da melhoria das capacidades de pesquisa e funcionalidades do Site e da obtenção de informação agregada ou estatística relativamente ao perfil tipo do Utilizador (análise de perfis de consumo);
• Envio de newsletters, inquéritos de opinião, ou outras informações sobre produtos requisitados ou comprados pelo Utilizador;
• A BERTRAND EDITORA pode combinar Informação de Usabilidade com informação demográfica anónima para efeitos de pesquisa, e podemos usar o resultado dessa combinação para fornecer conteúdos mais relevantes nos Sites. Em determinadas áreas restritas de alguns dos Sites, a BERTRAND EDITORA pode combinar Dados Pessoais com Informação de Usabilidade para fornecer ao Utilizador um conteúdo mais personalizado.

Os Dados do Utilizador recolhidos pela BERTRAND EDITORA não são partilhados com terceiros sem consentimento do Utilizador, com exceção das situações referidas no parágrafo a seguir. No entanto, no caso de o Utilizador contratar junto da BERTRAND EDITORA serviços que sejam prestados por outras entidades responsáveis pelo tratamento de dados pessoais, os Dados do Utilizador poderão ser consultados ou acedidos por essas entidades, na medida em que tal seja necessário à prestação dos referidos serviços.

Nos termos legais aplicáveis, a BERTRAND EDITORA poderá transmitir ou comunicar os Dados do Utilizador a outras entidades no caso de essa transmissão ou comunicação ser necessária para a execução do contrato estabelecido entre o Utilizador e a BERTRAND EDITORA, ou para diligências pré-contratuais a pedido do Utilizador, no caso de ser necessária para o cumprimento de uma obrigação jurídica a que a BERTRAND EDITORA esteja sujeito ou no caso de ser necessária para efeito da prossecução de interesses legítimos da BERTRAND EDITORA ou de terceiro. Ocorrendo uma transmissão de Dados do Utilizador a terceiros, envidaremos os esforços considerados razoáveis para que o transmissário utilize os Dados do Utilizador transmitidos de forma consentânea com a nossa Política de Privacidade.

4. MEDIDAS TÉCNICAS, ORGANIZATIVAS E DE SEGURANÇA IMPLEMENTADAS

Para garantir a segurança dos Dados do Utilizador e a máxima confidencialidade, tratamos a informação que nos forneceu de forma absolutamente confidencial, de acordo com as nossas políticas e procedimentos internos de segurança e confidencialidade, os quais são atualizados periodicamente consoante as necessidades, bem como de acordo com os termos e condições legalmente previstos.

Em função da natureza, do âmbito, do contexto e das finalidades do tratamento dos dados, bem como dos riscos decorrentes do tratamento para os direitos e liberdades do Utilizador, a BERTRAND EDITORA compromete-se a aplicar, tanto no momento de definição dos meios de tratamento como no momento do próprio tratamento, as medidas técnicas e organizativas necessárias e adequadas à proteção dos Dados do Utilizador e ao cumprimento dos requisitos legais.

Compromete-se ainda a assegurar que, por defeito, só sejam tratados os dados que forem necessários para cada finalidade específica do tratamento e que esses dados não sejam disponibilizados sem intervenção humana a um número indeterminado de pessoas.

Em termos de medidas gerais, a BERTRAND EDITORA adota as seguintes:

• Auditorias regulares com vista a aferir a eficácia das medidas técnicas e organizativas implementadas;
• Sensibilização e formação do pessoal implicado nas operações de tratamento de dados;
• Pseudonimização e cifragem de dados pessoais;
• Mecanismos capazes de assegurar a confidencialidade, disponibilidade e resiliência permanentes dos sistemas de informação;
• Mecanismos que asseguram o restabelecimento dos sistemas de informação e o acesso aos dados pessoais de forma atempada no caso de um incidente físico ou técnico;

5. TRANSFERÊNCIA DE DADOS PARA FORA DA UNIÃO EUROPEIA

Os dados pessoais recolhidos e utilizados pela BERTRAND EDITORA não são disponibilizados a terceiros estabelecidos fora da União Europeia. Se, no futuro, esta transferência acontecer pelas razões suprarreferidas, a BERTRAND EDITORA compromete-se a assegurar que a transferência observa as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade de tal país no que respeita a proteção de dados e aos requisitos aplicáveis a tais transferências.

6. UTILIZAÇÃO DE COOKIES

Os cookies são pequenos ficheiros de informação que são enviados para o seu computador ou telemóvel quando visita um website. Os cookies são enviados de volta ao site de origem em cada visita subsequente ou para outro site que reconheça esse cookie. Os cookies são úteis porque permitem que um site reconheça o dispositivo do utilizador, permitindo-lhe navegar eficientemente pelas páginas, recordando também as suas preferências e melhorando em geral a experiência do utilizador.

Alguns dos cookies emitidos pelo servidor terão apenas a duração da sessão e expirarão quando encerrar o browser.

Outros cookies são usados para recordar quando um utilizador regressa a um site e têm um período de duração maior.

A maioria dos browsers aceitam cookies automaticamente. Pode modificar a configuração do seu browser para não aceitar ou para ser notificado cada vez que se cria um cookie.

Pode obter mais informação sobre cookies, incluindo como ver os cookies que foram criados no seu dispositivo e como geri-los ou eliminá-los usando diferentes tipos de browsers, emwww.allaboutcookies.org.

A capacidade de ativar, desativar ou eliminar cookies também se pode efetuar no seu browser. Para isso, siga as instruções no seu browser (geralmente localizadas nas opções “Ajuda”, “Ferramentas” ou “Editar”). Desativar um cookie ou uma categoria de cookies não apaga o cookie do seu browser, para tal necessita efetuar o apagamento manualmente.

Ao bloquear ou eliminar cookies usados pela BERTRAND EDITORA, é possível que não consiga disfrutar ao máximo das funcionalidades do website.

B. DIREITOS DOS UTILIZADORES (TITULARES DOS DADOS)

7. DIREITO À INFORMAÇÃO

7.1. Informações facultadas ao Utilizador pela BERTRAND EDITORA (quando os dados são recolhidos diretamente junto do Utilizador):

• A identidade e os contatos da BERTRAND EDITORA, responsável pelo tratamento e, se aplicável, do seu representante;
• As finalidades do tratamento a que os dados pessoais se destinam, bem como, se aplicável, o fundamento jurídico para o tratamento;
• Se o tratamento dos dados se basear em interesses legítimos da BERTRAND EDITORA ou de um terceiro, indicação de tais interesses;
• Se aplicável, os destinatários ou categorias de destinatários dos dados pessoais;
• Se aplicável, indicação de que os dados pessoais serão transferidos para um país terceiro ou uma organização internacional, e a existência ou não de uma decisão de adequação adotada pela Comissão ou a referência a garantias de transferência apropriadas ou adequadas;
• Prazo de conservação dos dados pessoais;
• O direito de solicitar a BERTRAND EDITORA o acesso aos dados pessoais, bem como a sua retificação, apagamento ou limitação, o direito de se opor ao tratamento e o direito à portabilidade dos dados;
• Se o tratamento dos dados se basear no consentimento do Utilizador, o direito de retirar o consentimento em qualquer altura, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado;
• O direito de apresentar reclamação junto da CNPD ou outra autoridade de controlo;
• Indicação se a comunicação de dados pessoais constitui ou não uma obrigação legal ou contratual, ou um requisito necessário para celebrar um contrato, bem como se o titular está obrigado a fornecer os dados pessoais e as eventuais consequências de não fornecer esses dados;
• Se aplicável, a existência de decisões automatizadas, incluindo a definição de perfis, e informações relativas à lógica subjacente, bem como a importância e as consequências previstas de tal tratamento para o titular dos dados.
• No caso de os Dados do Utilizador não serem recolhidos diretamente pela BERTRAND EDITORA junto do Utilizador, além das informações referidas acima, o Utilizador é adicionalmente informado acerca das categorias de dados pessoais objeto de tratamento e, bem assim, acerca da origem dos dados e, eventualmente, se provêm de fontes acessíveis ao público.
• Caso a BERTRAND EDITORA pretenda proceder ao tratamento posterior dos Dados do Utilizador para um fim que não seja aquele para o qual os dados foram recolhidos, antes desse tratamento a BERTRAND EDITORA fornecerá ao Utilizador informações sobre esse fim e quaisquer outras informações pertinentes, nos termos acima referidos.

7.2. Procedimentos e medidas implementadas com vista ao cumprimento do direito à informação.

A informação referida em 7.1. é prestada por escrito (incluindo por meios eletrónicos) pela BERTRAND EDITORA ao Utilizador previamente ao tratamento de dados pessoais em causa. Nos termos da lei aplicável, a BERTRAND EDITORA não tem a obrigação de prestar ao Utilizador as informações mencionadas em 7.1 quando e na medida em que o Utilizador já tiver conhecimento das mesmas.

As informações são fornecidas pela BERTRAND EDITORA a título gratuito.

8. DIREITO DE ACESSO AOS DADOS PESSOAIS

A BERTRAND EDITORA garante os meios que permitam o acesso, pelo Utilizador, aos seus Dados Pessoais.
O Utilizador tem o direito de obter da BERTRAND EDITORA a confirmação de que os dados pessoais que lhe dizem respeito são ou não objeto de tratamento e, sendo o caso, o direito de aceder aos seus dados pessoais e às seguintes informações:

• As finalidades do tratamento dos dados;
• As categorias dos dados pessoais em questão;
• Os destinatários ou categorias de destinatários a quem os dados pessoais foram ou serão divulgados, nomeadamente os destinatários estabelecidos em países terceiros ou pertencentes a organizações internacionais;
• O prazo de conservação dos dados pessoais;
• Direito de solicitar a BERTRAND EDITORA a retificação, o apagamento ou a limitação do tratamento dos dados pessoais, ou do direito de se opor a esse tratamento;
• Direito de apresentar reclamação junto da CNPD ou outra autoridade de controlo;
• Se os dados não tiverem sido recolhidos junto do Utilizador, as informações disponíveis sobre a origem desses dados;
• A existência de decisões automatizadas, incluindo a definição de perfis, e informações relativas à lógica subjacente, bem como a importância e as consequências previstas de tal tratamento para o titular dos dados;
• Direito a ser informado sobre as garantias adequadas associadas à transferência de dados para países terceiros ou organizações internacionais.

Mediante solicitação, a BERTRAND EDITORA fornecerá ao Utilizador, a título gratuito, uma cópia dos Dados do Utilizador que se encontram em fase de tratamento. O fornecimento de outras cópias solicitadas pelo Utilizador poderá acarretar custos administrativos.

9. DIREITO DE RETIFICAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS

O Utilizador tem o direito de solicitar, a qualquer momento, a retificação dos seus Dados Pessoais e, bem assim, o direito a que os seus dados pessoais incompletos sejam completados, incluindo por meio de uma declaração adicional.

Em caso de retificação dos dados, a BERTRAND EDITORA comunica a cada destinatário a quem os dados tenham sido transmitidos a respetiva retificação, salvo se tal comunicação se revelar impossível ou implicar um esforço desproporcionado para a BERTRAND EDITORA.

10. DIREITO AO APAGAMENTO DOS DADOS PESSOAIS (“DIREITO A SER ESQUECIDO”)

O Utilizador tem o direito de obter, por parte da BERTRAND EDITORA, o apagamento dos seus dados quando se aplique um dos seguintes motivos:

• Os Dados do Utilizador deixarem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento;
• O Utilizador retirar o consentimento em que se baseia o tratamento dos dados e não existir outro fundamento jurídico para o referido tratamento;
• O Utilizador opor-se ao tratamento ao abrigo do direito de oposição e não existirem interesses legítimos prevalecentes que justifiquem o tratamento;
• Caso os Dados do Utilizador sejam tratados ilicitamente;
• Caso os Dados do Utilizador tiverem de ser apagados para o cumprimento de uma obrigação jurídica a que /p>

Nos termos legais aplicáveis, a BERTRAND EDITORA não tem a obrigação de apagar os Dados do Utilizador na medida em que o tratamento se revele necessário à execução de um contrato no qual o titular dos dados é parte ou ao cumprimento de uma obrigação legal a que A BERTRAND EDITORA esteja sujeito ou para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito da BERTRAND EDITORA num processo judicial.

Em caso de apagamento dos dados, a BERTRAND EDITORA comunica a cada destinatário/entidade a quem os dados tenham sido transmitidos o respetivo apagamento, salvo se tal comunicação se revelar impossível ou implicar um esforço desproporcionado para a BERTRAND EDITORA.

Quando a BERTRAND EDITORA tiver tornado públicos os Dados do Utilizador e for obrigado a apagá-los ao abrigo do direito ao apagamento, a BERTRAND EDITORA compromete-se a assegurar as medidas que forem razoáveis, incluindo de carácter técnico, tendo em consideração a tecnologia disponível e os custos da sua aplicação, para informar os responsáveis pelo tratamento efetivo dos dados pessoais de que o Utilizador lhes solicitou o apagamento das ligações para esses dados pessoais, bem como das cópias ou reproduções dos mesmos.

11. DIREITO À LIMITAÇÃO DO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

O Utilizador tem o direito de obter, por parte da BERTRAND EDITORA a limitação do tratamento dos Dados do Utilizador, se se aplicar uma das seguintes situações (a limitação consiste em inserir uma marca nos dados pessoais conservados com o objetivo de limitar o seu tratamento no futuro):

• Se contestar a exatidão dos dados pessoais, durante um período que permita a BERTRAND EDITORA verificar a sua exatidão
• Se o tratamento for ilícito e o Utilizador se opuser ao apagamento dos dados, solicitando, em contrapartida, a limitação da sua utilização;
• Se a BERTRAND EDITORA já não precisar dos Dados do Utilizador para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Utilizador para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;
• Caso o Utilizador se tenha oposto ao tratamento, até se verificar que os motivos legítimos da BERTRAND EDITORA prevalecem sobre os do Utilizador.

Quando os Dados do Utilizador sejam objeto de limitação, só poderão, à exceção da conservação, ser tratados com o consentimento do Utilizador ou para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial, de defesa dos direitos de outra pessoa singular ou coletiva, ou por motivos de interesse público legalmente previstos.

O Utilizador que tiver obtido a limitação do tratamento dos seus dados nos casos acima referidos será informado pela BERTRAND EDITORA antes de ser anulada a limitação ao tratamento.

Em caso de limitação do tratamento dos dados, a BERTRAND EDITORA comunicará a cada destinatário a quem os dados tenham sido transmitidos a respetiva limitação, salvo se tal comunicação se revelar impossível ou implicar um esforço desproporcionado para a BERTRAND EDITORA.

12. DIREITO DE PORTABILIDADE DOS DADOS PESSOAIS

O Utilizador tem o direito de receber os dados pessoais que lhe digam respeito e que tenha fornecido a BERTRAND EDITORA, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e o direito de transmitir esses dados a outro responsável pelo tratamento, se:

• O tratamento se basear no consentimento ou num contrato de que o Utilizador é parte;
e
• O tratamento for realizado por meios automatizados.

O direito de portabilidade não inclui dados inferidos nem dados derivados, i.e., dados pessoais que sejam gerados pela BERTRAND EDITORA como consequência ou resultado da análise dos dados objeto de tratamento, mas apenas os dados pessoais que o titular legalmente cedeu.

O Utilizador tem o direito a que os dados pessoais sejam transmitidos diretamente entre os responsáveis pelo tratamento, sempre que tal seja tecnicamente possível.

13. DIREITO DE OPOSIÇÃO AO TRATAMENTO

O Utilizador tem o direito de se opor a qualquer momento, por motivos relacionados com a sua situação particular, ao tratamento dos dados pessoais que lhe digam respeito que assente no exercício de interesses legítimos prosseguidos pela BERTRAND EDITORA ou quando o tratamento for efetuado para fins que não sejam aqueles para os quais os dados pessoais foram recolhidos, incluindo a definição de perfis, ou quando os dados pessoais forem tratados para fins estatísticos.

A BERTRAND EDITORA cessará o tratamento dos Dados do Utilizador, salvo se apresentar razões imperiosas e legítimas para esse tratamento que prevaleçam sobre os interesses, direitos e liberdades do Utilizador, ou para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito da BERTRAND EDITORA num processo judicial.

Quando os Dados do Utilizador forem tratados para efeitos de comercialização direta (marketing), o Utilizador tem o direito de se opor a qualquer momento ao tratamento dos dados que lhe digam respeito para os efeitos da referida comercialização, o que abrange a definição de perfis na medida em que esteja relacionada com a comercialização direta. Caso o Utilizador se oponha ao tratamento dos seus dados para efeitos de comercialização direta, a BERTRAND EDITORA cessa o tratamento dos dados para esse fim.

O Utilizador tem ainda o direito de não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar, salvo se a decisão:

• For necessária para a celebração ou a execução de um contrato entre o Utilizador e A BERTRAND EDITORA;
• For autorizada por legislação a que a BERTRAND EDITORA estiver sujeito; ou
• For baseada no consentimento explícito do Utilizador.

14. PROCEDIMENTOS COM VISTA AO EXERCÍCIO DOS DIREITOS PELO UTILIZADOR

O direito de acesso, o direito de retificação, o direito de apagamento, o direito à limitação, o direito de portabilidade e o direito à oposição podem ser exercidos pelo Utilizador mediante contacto com a BERTRAND EDITORA, através do email comunicacao-editora@bertrand.pt A BERTRAND EDITORA dará resposta por escrito (incluindo por meios eletrónicos) ao pedido do Utilizador no prazo máximo de um mês a contar da receção do pedido, salvo em casos de especial complexidade, em que esse prazo pode ser prorrogado até dois meses.

Se os pedidos apresentados pelo Utilizador forem manifestamente infundados ou excessivos, nomeadamente devido ao seu carácter repetitivo, a BERTRAND EDITORA reserva-se o direito de cobrar custos administrativos ou recusar-se a dar seguimento ao pedido.

15. VIOLAÇÕES DE DADOS PESSOAIS

Em caso de violação de dados e na medida em que tal violação seja suscetível de implicar um elevado risco para os direitos e liberdades do Utilizador, a BERTRAND EDITORA compromete-se a comunicar a violação de dados pessoais ao Utilizador em causa no prazo de 72 horas a contar do conhecimento do incidente.
Nos termos legais, a comunicação ao Utilizador não é exigida nos seguintes casos:

• Caso a BERTRAND EDITORA aplicado medidas de proteção adequadas, tanto técnicas como organizativas, e essas medidas tenham sido aplicadas aos dados pessoais afetados pela violação de dados pessoais, especialmente medidas que tornem os dados pessoais incompreensíveis para qualquer pessoa não autorizada a aceder a esses dados, tais como a cifragem;
• Caso a BERTRAND EDITORA tenha tomado medidas subsequentes que assegurem que o elevado risco para os direitos e liberdades do Utilizador já não é suscetível de se concretizar; ou
• Caso a comunicação ao Utilizador implique um esforço desproporcionado para a BERTRAND EDITORA. Nesse caso, a BERTRAND EDITORA fará uma comunicação pública ou tomará uma medida semelhante através da qual o Utilizador será informado.

C. PARTE FINAL

16. ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A BERTRAND EDITORA reserva-se o direito de alterar a presente Política de Privacidade a todo o tempo. Em caso de modificação da Política de Privacidade, a data da última alteração, disponível no topo desta página, é também atualizada. Caso a alteração seja substancial, será colocado um aviso no Site.

17. LEI E FORO APLICÁVEIS

A Política de Privacidade, bem como a recolha, tratamento ou transmissão de Dados do Utilizador, são regidos pelo disposto no Regulamento (UE) 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 e pela legislação e regulamentação aplicáveis em Portugal.

Quaisquer litígios decorrentes da validade, interpretação ou execução da Política de Privacidade, ou que estejam relacionados com a recolha, tratamento ou transmissão de Dados do Utilizador, devem ser submetidos em exclusivo à jurisdição dos tribunais judiciais da comarca de Lisboa, sem prejuízo das normas legais imperativas aplicáveis.